A operação foi coordenada pela Delegacia Geral de Polícia, deflagrada por equipes das unidades da Superintendência de Polícia da Capital (SPCC), Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) e Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), além do Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.
O objetivo da ação policial é reestabelecer o ambiente de segurança no interior e entorno das escolas; desmistificar a questão do trabalho policial no âmbito escolar; colher subsídios para investigações em curso; gerar vínculos com gestores, discentes e servidores das escolas além de prevenir e reprimir ações de grupos ou indivíduos que ponham em risco a segurança de discentes e servidores.
Durante a ação, os policiais civis se deslocaram às escolas, onde fizeram incursões ostensivas com acompanhamento do corpo funcional, gerando presença institucional, travando diálogos com diretores, servidores e com alunos, a fim de contribuir segurança no ambiente escolar, bem como na realização de palestras de prevenção ao uso de drogas e ilícitas e violência em geral.
A operação contou com a participação de cerca de 80 policiais civis efetivamente nos trabalhos ostensivos na capital e 20 viaturas policias caracterizadas, entre elas, a delegacia móvel. Ao total, 36 escolas foram visitadas pelas equipes da Polícia Civil do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário