quinta-feira, 20 de abril de 2023

Prefeitura de Rosário realiza Dia D em Alusão ao Autismo

 


Na manhã desta quarta-feira (19), as Secretarias Municipais de Saúde (Semus), de Educação Ciência e Tecnologia (Semed) e de Assistência Social (Semas), junto da Procuradoria Geral do Município (PGM), realizaram o Dia D em alusão ao autismo, no Ginásio Ferreirinha.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações, promovidas pela Prefeitura, referentes ao “Abril Azul”, mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). No local, foram realizadas palestras com os gestores municipais, e profissionais de diversas áreas, oficinas recreativas para as crianças e a distribuição de lanches para toda a comunidade presente.



Para a secretária da Semus, Déborah Calvet, esse conjunto de ações são muito benéficas para toda a população. “Hoje estamos juntos das demais secretarias realizando um evento muito importante para a comunidade com TEA. Nesse ambiente buscamos integrar e conscientizar a todos sobre essa temática. Ver as crianças, os pais e integrantes da educação, saúde e assistência fazendo parte disso é muito gratificante”, ressaltou.

Na oportunidade, foi apresentada a Cartilha dos Diretos das Pessoas com Espectro Autista, elaborada pela PGM, além da divulgação da Carteiras das Pessoas com TEA (Ciptea), entregues na última quinta-feira (13) para os estudantes do município. Vale ressaltar, que a partir da próxima semana (24), as carteirinhas poderão ser expedidas para o restante da população rosariense com autismo, sendo necessária a apresentação do documento oficial com foto na sede da Semas. 

Presente na cerimônia, a presidente da Associação de Famílias e Amigos De Pessoas Com Autismo e Outras Deficiências (Afapad), Marcia Vasconcelos, frisou a importância desse momento. “Nós integrantes da Afapad só temos a agradecer por esse encontro. Sabemos da luta diária que é tentar integrar e conscientizar a população dos direitos das pessoas com TEA, então poder vir aqui com diversos profissionais que lutam por essa causa é muito bom”, finalizou.




Nenhum comentário:

SESI-MA desvaloriza a Cultura de Rosário, durante inauguração de unidade no Município

  Nesta quarta-feira, dia 10 de abril, às 16 horas, durante a  inauguração do Serviço Social da Indústria ( SESI-MA ),   do Centro de Atendi...